Pular para o conte

Projeto “Nossa Escola Sustentável”

2011 maio 10
Publicado por adrianalessaufrj@yahoo.com.br

HISTÓRICO
Este projeto é originado das atividades do curso Escola Sustentáveis e Com-Vida. Somos um grupo de professores participantes desse curso para engajar as idéias sustentáveis. O desdobramento do projeto no Instituto de Educação Sarah Kubitschek – IESK tem como objetivo principal implementar os conceitos de sustentabilidade baseados na ética da responsabilidade e do cuidado.

JUSTIFICATIVA
O sistema educacional da atualidade tem sofrido inúmeras mudanças e adaptações. A prática pedagógica no cotidiano escolar tem adquirido a mesma importância que a teoria, e nossa realidade hoje requer que ambas trabalhem juntas.
Essa prática ocorre quando, como cidadãos, somos chamados a pensar, a refletir, a atuar na sociedade. Para isso, é necessário um aspecto inovador na forma de ensino e do fazer pedagógico, desenvolvendo atividades que movam e explorem a capacidade dos docentes de criar e produzir uma nova forma de ensinar, voltada para o estabelecimento de uma consciência sustentável.
O projeto em questão vem mostrar um pouco da criatividade na utilização das ecotécnicas que ajudam a materializar a intenção de transformar a unidade escolar em espaço educador sustentável.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO
As etapas compreendidas no Plano de Ação do projeto serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

OBJETIVOS DO PROJETO
-Envolver os participantes com as atividades relacionadas a sustentabilidade;
-Proporcionar a sociabilidade em trabalho de grupo;
-Trabalhar as disciplinas que compõem a matriz curricular de forma interdisciplinar;
-Conhecer algumas ecotécnicas que podem ser replicadas fora da escola.

PLANO DE AÇÃO

Metas a serem desenvolvidas a curto prazo:
1-Campanhas ambientais: serão realizadas campanhas com o objetivo de redução do consumo de luz, de água e de papel.
2-Fabricação de sabão: com a participação do Núcleo Mobilizador no projeto’’O óleo de ontem, o sabão de hoje’’ conquistamos a confiança de um grupo maior para implementação do projeto em nossa escola.
3-Produção de tintas com solos: com as etapas definidas, serão feitas tintas para serem usadas nas aulas de Arte Educação. Etapas:
a) Trabalho interdisciplinar entre as disciplina de Arte e Matemática no cálculo da proporção de elementos que compõem a receita da tinta em questão;
b) Produção propriamente dita da tinta;
c) Culminância com a prática das aulas de Laboratórios Pedagógicos de Arte Educação (painéis vivos nos muros laterais).
4-Paisagismo: reestruturação de algumas áreas verdes da escola.
5-Canteiro Literário: trabalhar os conceitos de ciclo infinito e outros termos e símbolos relacionados a reciclagem e a gestão ambiental.

Metas a serem desenvolvidas a médio prazo:
1- Tratamento de resíduos e coleta seletiva: introduzir no cotidiano escolar as novas noções de sustentabilidade e separação de materiais recicláveis. Etapas:
a) Conscientização dos alunos acerca do processo a ser realizado nas aulas de Língua Portuguesa (leituras e interpretação de textos e esquemas);
b) Organização da infraestrutura da escola para o processo;
c) Lançamento da campanha com divulgação das propagandas (feitas nas aulas de Língua Portuguesa e Artes) e pesagem do lixo produzido por um dia de aula.
2- Compostagem: Antes do período de preparação da horta orgânica, os alunos entrarão em contato com um nova forma de reciclagem: a compostagem.

Metas a serem desenvolvidas a longo prazo:
1-Horta orgânica: trata-se de construir o aprendizado da agricultura ecológica, o pensar vivo. Trabalhar com a terra, semear, cuidar e colher estimula sabedoria para esperar e confiar. Etapas:
a) Preparação do solo para o plantio;
b) Cultura de verduras e legumes;
c) Doação dos alimentos colhidos para interação com a comunidade do entorno

ORÇAMENTO SIMPLIFICADO
O projeto fica orçado em R$400,00 (quatrocentos reais). Esse montante será arrecadado com campanhas, bingos e festas internas.

RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O PROJETO
-Comunidade escolar IESK
-COMLURB
-Amigos da Escola

AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação terão como base a participação no decorrer da confecção de todo o projeto. Os alunos serão avaliados também nos aspectos cognitivos, psicomotor e afetivo. O processo avaliativo acontecerá de modo que os professores envolvidos no projeto possam observar o desempenho dos discentes participantes.

Sem Comentários

Comentar